A maioria da frota de veículos brasileira é composta por carros flex, ou seja, carros que podem ser abastecidos com gasolina ou álcool. Porém muitos motoristas têm dúvida na hora de escolher qual o combustível utilizar. Neste artigo vamos mostrar a diferença entre eles, as vantagens, desvantagens e o melhor custo/benefício para seu o carro e o seu bolso.cheap nfl jerseys nfl super bowl nfl shop promo code nfl jerseys Human Hair wig for sale adidas yeezy foam runner nike air jordan mens adidas yeezy foam runner chicago bears nfl nfl dallas cowboys lovense sex toys Full Lace Wigs nfl shop coupon code nike air max mens shoes custom basketball jerseys
Gasolina
A gasolina é extraída do petróleo e, ao sofrer o processo de combustão no veículo, libera gases nocivos ao meio ambiente, como o dióxido de carbono. A gasolina é mais poluente para o meio ambiente que o álcool e o seu preço varia de acordo com as cotações internacionais dos barris de petróleo. Apesar do litro de gasolina ser mais caro que o litro do etanol, a quilometragem que o carro anda com esse combustível é consideravelmente maior se comparado a mesma quantidade de álcool. Nos postos de combustível é possível encontrar três tipos de gasolina, são elas:
- comum (contém uma porcentagem de etanol)
- aditivada
- premium (maior octanagem)
Álcool
O etanol é extraído da cana de açúcar, que é abundante em países tropicais. O Brasil é um dos maiores produtores de álcool do mundo. Se compararmos com a gasolina, o etanol libera menos gases nocivos ao meio ambiente durante o processo de combustão. Além disso, o valor do litro do combustível é mais barato. Entretanto, o seu rendimento é menor, pois com a mesma quantidade de álcool, o veículo circula menos quilômetros. Existem dois tipos de etanol no mercado:
- etanol hidratado (contém água na sua composição)
- etanol anidro (misturado com gasolina)
Qual combustível utilizar: álcool ou etanol?
É fácil descobrir qual combustível tem o melhor custo benefício, mas isso depende do valor do litro de cada um deles na hora que você for abastecer. O cálculo que deve ser feito é o seguinte:
Divida o valor do litro do etanol pelo valor do litro da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,70 é melhor abastecer com álcool. Mas se o resultado for maior que 0,70 é mais vantajoso encher o tanque com a gasolina.
Por exemplo: se o litro da gasolina é R$7,50 e o litro do etanol é R$5,65 o cálculo será: 5,65 / 7,50 = 0,75. Nesse caso, o combustível com melhor custo benefício é o etanol.