Manutenção preventiva de veículos: faça e evite dores de cabeça.

A manutenção preventiva nos veículos é importante para garantir a segurança do motorista e o funcionamento correto de veículo. Peças desgastadas que não são trocadas preventivamente podem danificar outros sistemas do carro e causar enormes prejuízos financeiros.

O que é a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é feita para verificar a condição das peças do veículo antes que um problema aconteça. Caso o tempo de vida útil das peças esteja próximo do fim, é realizada a troca.best nfl uniforms adidas yeezy boost cheap lace front wigs custom jerseys football nike air max 97 mens buy sex toys online buffalo bills football best nfl uniforms custom nfl jerseys green bay packers sex toys online nike air max 90 sale adidas store custom nfl jersey adidas yeezy shoes

Quais as vantagens da manutenção preventiva?

A manutenção preventiva traz diversas vantagens pela o motorista. Veja algumas:

  • Segurança: é o maior benefício que a manutenção preventiva proporciona. Afinal, nada é mais valioso que a vida das pessoas. Carros que não são bem cuidados podem dar problemas repentinos e colocar a vidas em risco. Imagine que você ande numa estrada com chuva, em alta velocidade, precise fazer uma frenagem de emergência e, de repente, percebe que os freios não funcionam. O final dessa história pode ser trágico, mas também pode ser evitado com a verificação regular do sistema de freios do veículo.
  • Economia: a manutenção preventiva é mais barata que a corretiva. Uma peça estragada ou com mal funcionamento pode danificar outras partes do carro e causar um grande prejuízo financeiro. Não fazer a manutenção do carro preventivamente “é um barato que sai caro”. Uma simples troca de óleo, por exemplo, que custa em torno de 150 reais para carros populares, se não for feita corretamente e dentro do prazo, pode causar pane no motor. Se isso acontecer, o prejuízo para o motorista pode chegar a mais de 5 mil reais.
  • Eficiência: a manutenção preventiva garante que o carro trabalhe sempre nas suas condições ideais e, consequentemente, com economia de combustível.

O que é trocado na manutenção preventiva?

No manual do proprietário existe a recomendação da montadora sobre quais peças devem ser verificadas de acordo com a quilometragem do carro. Porém o desgaste varia também de acordo com a forma e o lugar em que o motorista dirige. Uma direção defensiva e em ruas bem asfaltadas prolongam a vida útil das peças, por exemplo.

De forma geral, as oficinas sempre conferem os sistemas de suspensão, freios e motor. Veja nossa tabela básica de manutenção preventiva de acordo com a quilometragem do carro:

tabela de manutenção preventiva de veículos

Checklist de oficina mecânica

Muitas oficinas mecânicas fazem a verificação da manutenção preventiva através de um checklist. O checklist é um documento que contém uma lista com todos os itens do veículo que precisam ser verificados pelo mecânico. Seguindo seu procedimento é possível garantir que todos os itens de segurança do carro serão avaliados, evitando deslizes ou esquecimentos.

De quanto em quanto tempo realizar a manutenção do veículo?

O prazo exato para manutenção de cada veículo se encontra no manual do proprietário. Mas de forma geral é recomendado que a manutenção seja feita de 6 em 6 meses ou a cada 10.000Km rodados, o que vier primeiro. Assim será possível evitar grandes problemas, prejuízos e dores de cabeça.

Na Auto Conceito você faz a revisão preventiva do seu carro em até 10x sem juros no cartão. Verificamos todos os itens de segurança para que você dirija sempre tranquilo.