A troca de óleo do carro precisa ser feita regularmente e deve seguir as recomendações do fabricante do veículo para garantir o bom funcionamento do motor. As informações específicas para cada carro podem ser encontradas no manual do proprietário, mas faremos um resumo do que é recomendado pelas principais montadoras.customized baseball jerseys customized baseball jerseys custom jerseys buy sex toys cheap nfl jersey adidas originals store custom nba jerseys adidas shoes for sale customized baseball jerseys wig store near me nfl jersey adidas yeezy sneakers baltimore ravens custom jersey new nfl uniforms 2022
Por que é necessário trocar o óleo do motor?
A função do óleo é lubrificar os componentes móveis do motor, como pistões, cilindros e virabrequim. Além disso ele é responsável por reduzir a temperatura do motor, que é alta devido ao processo de combustão. Caso a troca de óleo não seja feita corretamente, pode ocorrer o desgaste das peças do motor ou o superaquecimento do carro. Dependendo da gravidade dos danos, é necessário recorrer a retífica ou até mesmo acontece a necessidade da compra de um novo motor. Ou seja, o prejuízo pode ser extremamente caro.
De quanto em quanto tempo trocar o óleo?
A maioria das montadoras recomendam a troca a cada 10.000 km ou a cada 6 meses, o que vier primeiro. Porém carros mais antigos precisam trocar o óleo com maior frequência, a cada 5.000 Km. Trocar o óleo do carro no prazo errado é o erro mais cometido pelos motoristas. Muitos pensam que se não utilizam muito o carro, a troca pode ser feita com um prazo maior. Mas isso é um grande equívoco, pois independente do uso do carro, os lubrificantes possuem data de validade e perdem suas propriedades ao longo do tempo.
Normalmente as oficinas e concessionárias colocam um adesivo no vidro dianteiro do carro com a data e quilometragem prevista para a próxima troca. Fique atento e faça a manutenção sempre dentro do prazo.
Quais são os tipos de óleo de motor?
Existem diversos tipos de óleo para motor. Suas características dependem da idade do veículo, do quanto o motorista utiliza o carro e de algumas necessidades do motor. Os óleos podem ser minerais, sintéticos ou semissintéticos, dependendo da sua origem. Além disso, tem características de viscosidade e aditivação diferentes. Entenda o que cada especificação significa:
- Óleo sintético: é o óleo completamente fabricado em laboratório. É feito para resistir a uma quilometragem maior. A durabilidade varia de 15 a 20 mil quilômetros e por isso o custo é mais alto. É indicado para veículos que rodam muito na estrada e para veículos mais novos.
- Óleo mineral: é um óleo derivado do petróleo. Possui custo mais barato, porém a durabilidade é menor, apenas 5 mil quilômetros. É indicado para carros antigos e que precisam trocar o óleo com maior frequência.
- Óleo semissintético: é uma mistura do óleo mineral com uma base sintética. É ideal para motores que lubrificam melhor com o óleo mineral, mas que precisam dos benefícios que apenas o óleo fabricado em laboratório traz.
- Viscosidade (SAE): está relacionada a fluidez do óleo. Quanto mais baixa a viscosidade, mais fluido o óleo. A viscosidade varia com a temperatura do motor e por isso o óleo é multiviscoso e apresenta dois números na sua especificação. Um óleo com especificidade 10W40, por exemplo, tem viscosidade 10 em temperaturas mais baixas (motor a frio) e 40 em temperaturas mais elevadas (motor em funcionamento). Em modo de comparação, um óleo 5W30 é mais fluido em temperatura ambiente que um óleo 10W30, mas ambos possuem a mesma viscosidade quando o motor está aquecido.
- Aditivação: está ligada a qualidade dos aditivos presentes no óleo. Existem especificações SL, SN e SN Plus, por exemplo, sendo a SN Plus a mais moderna e de melhor qualidade.
Qual tipo de lubrificante usar?
Sempre respeite a recomendação do manual do proprietário. É lá que você vai encontrar qual é o óleo ideal para seu carro. Caso você não tenha o manual, converse com o seu mecânico de confiança para decidir qual óleo usar. Lembre-se que óleos de especificações diferentes nunca devem ser misturados.
Devo trocar também o filtro de óleo?
Sim! O filtro de óleo deve ser substituído em toda troca de óleo, pois o filtro usado acumula sujeiras que podem contaminar o novo lubrificante.
Com as informações acima é possível entender quais os cuidados básicos o motorista deve ter com a troca de óleo. Procure uma oficina mecânica de confiança e faça a manutenção regularmente.